top of page

Hora Extra – Bom ou mau negócio?

Atualizado: 26 de jan. de 2022

A hora extra é um recurso, originalmente previsto na legislação, para fazer frente às demandas imprevisíveis ou de força maior.


Entretanto, dada a facilidade e disponibilidade para o uso desse recurso, os gestores operacionais acabam incorporando a hora extra como uma ferramenta de gestão de mil e uma utilidades e generalizando a sua prática.


Com isso os gestores operacionais ficam preparados para atender às demandas e cumprir as suas metas setoriais e os seus superiores, por sua vez, ficam satisfeitos com os resultados apresentados.


De outra parte, nas equipes de trabalho sempre existem aqueles colaboradores mais dispostos a fazer horas extras e aumentar seus rendimentos.


O encontro dessas necessidades e desejos dos gerentes, gestores operacionais e colaboradores resulta invariavelmente num vício de gestão, também conhecido como “indústria da hora extra”.


Se a falta de controle de hora extra está dificultando os resultados do seu negócio, a HGM Consultores é especialista no tema e tem a experiência necessária para ajudá-lo a encontrar uma solução.

 

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE AS PRINCIPAIS CAUSAS, ALGUMAS OCULTAS, QUE LEVAM À PRÁTICA DE HORAS EXTRAS


A hora extra passa a ser um mau negócio quando, outras causas, além daquelas previstas na legislação, concorrem para uma prática exagerada e continuada de horas extras, como: falta de efetivo de pessoal; faltas ao trabalho; escalas, jornadas ou horários inadequados etc.

Como consequência a empresa eleva os custos operacionais e os riscos de passivos trabalhistas e os colaboradores acabam incorporando os valores das horas extras em seus rendimentos mensais, um grande problema quando estas deixam de ser realizadas.


A HGM Consultores tem o kwowhow e metodologia necessária para auxiliar na análise das causas de hora extra, sejam elas estruturais, conjunturais, latentes, culturais etc., encontrando para cada uma delas soluções inteligentes, seguras e mais adequadas para o seu negócio.

 

CINCO RAZÕES PARA CONTAR COM A AJUDA DA HGM CONSULTORES E RESOLVER O PROBLEMA DE HORA EXTRA NA SUA EMPRESA


O conhecimento e experiência acumulada dos nossos especialistas nos credenciam para:

  1. um novo olhar para os regimes de trabalho em turnos e seus impactos;

  2. identificar e reduzir as fontes de perda de tempo e otimizar a disponibilidade de horas produtivas;

  3. realizar diagnósticos precisos e identificar opções de escalas, jornadas e horários de trabalho adequados;

  4. desenvolver soluções específicas para reduzir os passivos trabalhistas e os custos com horas extras; e

  5. capacitar e atualizar os gestores operacionais para a gestão e controle de hora extra.

Conheça o serviço sobre Regime de Trabalho em Turnos

 

CONHEÇA UM POUCO MAIS A HGM CONSULTORES


A HGM Consultores tem a solução que você procura para transformar o ambiente de trabalho da sua empresa tornando-o mais saudável, harmônico e produtivo. Estamos no mercado há mais de 35 anos atendendo, com sucesso, empresas renomadas de diferentes ramos de atividade.


As nossas assessorias incluem o engajamento com os problemas e necessidades dos clientes, o apoio aos executivos nas tomadas de decisões complexas e o comprometimento com a implantação das soluções e obtenção dos resultados planejados.

21 visualizações0 comentário
bottom of page